Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Projeto do Ifes Campus de Alegre ganha Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2024
Início do conteúdo da página

Projeto do Ifes Campus de Alegre ganha Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2024

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2024, 05h53 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2024, 05h53

O projeto “Assistência técnica e doação de mudas florestais para recuperação de áreas degradadas e arborização urbana” coordenado pelo Professor Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira do Programa de Pós-graduação em Agroecologia do Ifes Campus de Alegre, foi Premiado em o 2º lugar na categoria Ensino Superior. A premiação ocorreu nesta terça-feira, dia 22 de setembro em Cachoeiro do Itapemirim. O Prêmio Biguá de Sustentabilidade, criado em 2012 pela TV Gazeta, visa reconhecer boas ideias e incentivar ações de cuidado com o meio ambiente.



O programa de extensão coordenado pelo professor, já atendeu quase 1000 pessoas, doando mais de 6 mil mudas de espécies arbóreas nativas da mata Atlântica e espécies exóticas de interesse comercial. Além da doação de mudas, o projeto oferece orientações de como deve ser feito o plantio, além das espécies mais indicadas para as diferentes finalidades (paisagismo, nascentes, mata ciliar, topo de morro e outros).
Envolvem atividades teóricas e práticas, incluindo visitas de escolas da região no viveiro do Ifes campus de Alegre para estudantes produzirem mudas arbóreas e práticas de plantio, coleta e semeadura de sementes, confecção de kits (com sementes, recipiente e substratos), e também tem vínculo com disciplina de Extensão do curso de Bacharelado em Agronomia do Ifes campus de Alegre.
O projeto reúne estudantes dos cursos do Ifes e da UFES que fazem parte do grupo de pesquisa Silvicultura e Meio Ambiente – SIEMA junto a comunidade em uma corrente de conscientização ambiental.



Segundo o Prof. Carlos Henrique:
“Nosso projeto surgiu da crença de que pequenas ações podem gerar grandes transformações. A doação de mudas não é apenas uma atividade prática, mas uma forma de promover a conscientização sobre a importância das árvores e da biodiversidade em nosso ecossistema. Através dele, buscamos inspirar a comunidade a cuidar do nosso meio ambiente e a entender que cada um de nós pode contribuir para um futuro mais sustentável.
Já plantamos milhares de mudas, mas o impacto vai além das árvores que colocamos no chão. Estamos cultivando uma nova geração de cidadãos mais conscientes e engajados. Cada muda representa esperança, renovação e um compromisso com a saúde do nosso planeta.
Este prêmio é um incentivo para continuarmos nessa jornada. Que possamos todos nos unir em prol de um mundo mais sustentável, onde cada ação conta e onde o respeito pelo nosso meio ambiente se torne parte da nossa rotina.”

Fotos da premiação e do projeto

13ª edição do Prêmio Biguá de Sustentabilidade

Quer conhecer mais o projeto? Clique no link abaixo:
@gruposiema

 

Texto: Professor Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira do programa de pós-graduação em Agroecologia do Ifes campus de Alegre.

registrado em:
Fim do conteúdo da página