Visita do Excelentíssimo Secretário Estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, ao PPGA, para conhecer projetos de pesquisa, extensão e inovação
O PPGA recebeu, no dia 25 de abril, a visita do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni. Pela manhã o secretário participou da inauguração do Laboratório de Agricultura Sustentável (LAS), ao lado do diretor do campus, Rômulo Matos de Moraes, o Pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb Faria, o professor Sávio da Silva Berilli, responsável pelo laboratório, a coordenadora do PPGA, Ana Paula Candido Gabriel Berilli, além de docentes, discentes e técnicos administrativos do campus.
O LAS, diretamente vinculado ao PPGA, tem sua importância para o Programa por ser local para desenvolvimento de pesquisas realizadas em parceria com docentes, discentes e parceiros externos, que visam o desenvolvimento da agricultura capixaba.
Ainda pela manhã, em visita ao Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA), o Secretário pôde conhecer um pouco da história do Peama, que está em atividade há mais de trinta anos, desenvolvendo educação ambientação, projetos de extensão, recepção de visitantes, visitas técnicas, aulas, trilhas ambientais, entre outras atividades.
Conheceu, também, as participações do PEAMA em espaços de governança do Caparaó, onde atua ativamente nas ações regionais, e como esse espaço de atuação pode ser ampliado. Para essa ampliação, o coordenador do Polo, Aramis Cortes de Araujo Junior, manifestou junto ao Secretário o interesse em estabelecer parceria com a Secretaria de Meio Ambiente para aumentar a quantidade de pessoas atendidas diretamente, estendendo a Educação Ambiental a um público cada vez maior.
No período da tarde, o secretário reuniu-se com o diretor do campus, o pró-reitor de extensão, a coordenadora do PPGA e docentes do curso para conhecer um pouco mais do Programa e dos projetos de pesquisa e extensão realizados pelos docentes em parceria com seus alunos orientados.
Em uma oportunidade de diálogo entre governo e Instituição, os projetos desenvolvidas dentro das linhas de pesquisa sistemas de produção agroecológicos e agricultura sustentável despertaram interesse do secretário, que identificou a importância dos trabalhos para o desenvolvimento da agricultura capixaba e a afinidade entre Secretaria de Meio Ambiente e pesquisas que abordam, entre outras coisas, políticas públicas e práticas agrícolas sustentáveis.
Constando a relevância das pesquisas desenvolvidas no Programa para o fortalecimento da agricultura no Espírito Santo, a reunião se encerrou com a possibilidade de uma parceria para capacitação de servidores vinculados à Secretaria de Meio Ambiente.
Redes Sociais