III ENAA - A Agroecologia na Agenda 2030
AGENDA 2030 E A AGROECOLOGIA
A Organização das Nações Unidas (ONU), comprometida com medidas transformadoras para o desenvolvimento sustentável no âmbito mundial, criou a Agenda 2030 - um plano de ação que apresenta e fixa 17 objetivos e metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam fortalecer a paz universal e a erradicação da pobreza em todas as suas dimensões, sendo este um desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.
Dentro de cada um desses objetivos é possível avaliar e entender a amplitude do conceito de desenvolvimento e equilíbrio ambiental, que abrangem os diferentes aspectos da sustentabilidade – econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais – a serem concretizados por meio da realização de 169 metas, devidamente monitoradas por indicadores. Um dos principais objetivos definidos pela Agenda é “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável” (ONU, 2015).
A Agroecologia se mostra harmônica com as propostas da AGENDA 2030: por integrar os saberes históricos dos agricultores com os conhecimentos científicos, permite a compreensão, análise e crítica do atual modelo do desenvolvimento e de agricultura, como também o estabelecimento de novas estratégias que contribuam para o desenvolvimento rural sustentável, por meio de uma abordagem holística e transdisciplinar.
Autores: Maurício Novaes Souza, Jéssica Delesposte Destefani, Simone Wellita Simão de Carvalho
Texto completo aqui.
PROGRAMAÇÃO
25/11/21 - Quinta-feira
13:00 h – Palestra de Abertura
Tema: A agroecologia na agenda 2030
Profa. Dra. Irene Maria Cardoso (UFV): Histórico e Evolução da Agroecologia
Prof. Dr. Maurício Novaes (PPGA/Ifes): As contribuições da Agroecologia na Agenda 2030
26/11/21 - Sexta-feira
9:00 h – Oficinas
14:00 h – Painel de Apresentação dos trabalhos
18:00 h – Roda de conversa:
Tema: A agenda 2030 no ensino, na pesquisa e na comunidade.
Profa. Dra. Elaine Cristina Gomes da Silva (UFES): A Importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Agroecologia.
Rogério Almeida da Silva (bolsista do PICJR/Ifes): Identificação das Atividades de Desenvolvimento Sustentável acerca da agenda 2030, nas escolas de ensino fundamental, médio e técnico da rede pública no Município de Alegre.
Dra. Thâmara Figueiredo Menezes Cavalcanti (UENF): Ações conjuntas para salvaguardar as sementes tradicionais, no estado do Rio de Janeiro.
Ana Lídia Chaves Gomes (GAE Kapi'xawa Agroecologia): Agroecologia como prática de desenvolvimento sustentável em Alegre/ES
Fábio de Souza Silva (produtor rural e presidente da AAFFA): Agroecologia na vida comunitária
Mediador: Dr. Marcus Sattler (PEAMA/Ifes)
Programação completa
Inscrições
Redes Sociais