Página inicial > Notícias > O PPGA é nota 4!

O PPGA é nota 4!

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 11h06 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 20h33

É com muita satisfação que o PPGA compartilha com a comunidade o resultado da avaliação quadrienal da Capes – 2017-2020.

O Programa, que iniciou o curso de Mestrado Profissional em Agroecologia em 2016, inicialmente com a nota 3, em sua primeira avaliação quadrienal, obteve nota 4. Esse resultado é reflexo de muito trabalho e dedicação dos docentes, técnicos administrativos, alunos, administração do Campus e Reitoria, parceiros e comunidade, que sempre acolhem e se empenham nas demandas do Programa, sejam elas as disciplinas ofertadas, os projetos e pesquisas desenvolvidas, o Encontro Anual de Agroecologia ou outras demandas que se apresentam.

Destaca-se que o PPGA é o único Programa que abriga um curso de Mestrado Profissional em Agroecologia do estado do Espírito Santo, se mostrando de relevância para a região, por buscar formar profissionais com sólida formação sobre a estrutura, o funcionamento e o manejo dos agroecossistemas, baseados nos critérios e parâmetros da agroecologia, aptos a viabilizar pesquisa, desenvolvimento e inovação para a promoção de uma agricultura sustentável e melhoria da qualidade ambiental dos principais agroecossistemas tropicais.

Um bom resultado na avaliação da Capes representa, para o Programa, que estamos no caminho certo. Que ainda há alguns ajustes a serem feitos para atingirmos a excelência, mas são possíveis de serem realizados. Um Programa novo como o nosso, com uma inserção regional muito boa só tende a crescer e contribuir, principalmente, com a comunidade local e regional e com o desenvolvimento da agricultura familiar, buscando, assim, alcançar seu objetivo.

A notícia da avaliação foi muito bem recebida pela comunidade interna do Campus:

O Diretor de Pesquisa, pós-graduação e extensão do campus, coordenador do Programa até o ano 2021, declarou que “O Instituto Federal do Espirito Santo - Campus de Alegre está comemorando o resultado da Avaliação Quadrienal do Programa de pós-graduação em Agroecologia realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa já na sua primeira avaliação obteve um aumento da nota passando do conceito 3 para 4. O resultado reflete o esforço, o talento e a criatividade das pessoas que aqui trabalham e estudam, tanto nas atividades do Programa como na gestão do campus. Esse resultado é uma conquista de toda a comunidade acadêmica do Ifes campus de Alegre. Agora é manter a qualidade, a dedicação continuada e trabalhar para que em um horizonte futuro tenhamos a possibilidade de criação de um curso de doutorado em Agroecologia”.

O Diretor-geral do campus, Romulo Matos de Moraes, destaca que “a equipe do PPGA trabalha com objetivos bem definidos, sempre com uma visão de futuro pautada em melhoria contínua. Por sua natureza, é um programa sustentável com impactos relevantes em nossa sociedade. Nossa avaliação junto à CAPES é fruto dessa dedicação e firmeza de propósito.”

Já para a ex Diretora-geral do campus, uma das responsáveis pela implantação do PPGA, Maria Valdete Santos Tannure, “o mestrado em Agroecologia do Ifes - Campus de Alegre teve aumento em sua nota na avaliação quadrienal realizada pela Capes referente ao período 2017-2020, subiu da nota 3 para a 4. A nota leva em consideração a produção científica do corpo docente e discente, a estrutura curricular e o planejamento estratégico do curso, o impacto do programa em sua região, entre outros fatores. Parabéns professor Luciano Menini, Parabéns professora Madella, Parabéns a todos que acreditaram e contribuíram direta ou indiretamente para o sucesso desse programa. Resultado excepcional.”

O Diretor de Ensino, Oseias Soares Ferreira, parabeniza “o Mestrado em Agroecologia pela nota 04 alcançada na avaliação da CAPES. Esta nota é resultado de um trabalho que vem sendo realizado com muita seriedade e comprometimento com a educação e pesquisa para nossa região. A formação de profissionais em nível de pós-graduação no campus agrega valor ao ensino, pois aproxima e motiva nossos estudantes dos cursos técnicos integrados e de graduação para buscarem a pesquisa. Ao mesmo tempo, oportuniza os pesquisadores em formação à vivência diária com as atividades desenvolvidas na educação técnica de nível médio e com cursos superiores ofertados no campus.”

A coordenadora do PPGA, Aparecida de Fatima Madella de Oliveira, "parabeniza a todos(as) pelo brilhante trabalho durante este período de 2017 a 2020, a nota 4 nos proporciona almejar novos caminhos. Que o Mestrado em agroecologia seja um marco para a nossa comunidade e a nossa região, tendo como meta pesquisas voltadas para as práticas agroecológicas, sobretudo, agregando conhecimentos científicos. Que venham novos desafios! Rumo ao doutorado!"