Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Defesa de Dissertação via web-conferência
Início do conteúdo da página

Defesa de Dissertação via web-conferência

Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2020, 13h31 | Última atualização em Sexta, 17 de Abril de 2020, 16h53
imagem sem descrição.

Devido ao atual cenário, onde se torna imperativo buscar novos meios de fazermos nosso trabalho, a Orientação Normativa nº 02/2020 – PRPPG/IFES se apresenta como ferramenta fundamental para mantermos os cronogramas de exames de Defesa e Qualificação nos cursos de pós-graduação.

A partir dessa ON, o PPGA realizou, no dia 7 de abril de 2020, sua primeira defesa de dissertação com a participação de todos os seus membros via web-conferência, onde os membros da banca examinadora e a discente puderam estar conectados, mesmo fisicamente distantes. A defesa, sendo pública, esteve com a sala aberta para que outras pessoas pudessem assistir ao exame, atraindo um público de familiares e amigos da discente.

Para isso, contamos com o apoio essencial da equipe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do campus de Alegre, além da confiança da discente Isabel Inácio de Moraes Souza e dos professores membros da Banca: Ednaldo da Silva Araújo (Orientador-Embrapa), João Batista Pavesi Simão (Ifes), Mauricio Novaes Souza (Ifes) e Janaina Ribeiro Costa Rouws (Embrapa), que se localizavam, fisicamente, nas seguintes localidades:

Ednaldo da Silva Araújo – Seropédica-RJ

Janaina Ribeiro Costa Rouws – Seropédica-RJ

João Batista Pavesi Simão – Alegre-ES

Mauricio Novaes Souza – Guarapari-ES

Isabel Inácio de Moraes Souza – Ifes – Alegre-ES

 

Na avaliação do presidente da banca examinadora, Dr. Ednaldo da Silva Araújo, "tempos de crise exige adaptação e foco para concluirmos a nossa agenda de atividades e entregarmos os resultados da ciência que a sociedade espera. Então, apesar da queda momentânea da internet para alguns participantes, graças a paciência de todos e a certeza de que tudo daria certo, foi possível concluir perfeitamente todas as etapas da defesa. Julgando pelo resultado final, acho que foi ótima a defesa da Isabel.

Segundo a discente, a experiência teve como pontos negativos a ausência física dos professores e algumas oscilações da internet e como ponto positivo a manutenção do prazo proposto, a inclusão de todos os participantes, a praticidade e a segurança (na atual situação). Já para o professor Maurício, “poder ver e ouvir a todos os presentes, fez com que me sentisse presente e à vontade”.

Dessa forma, avaliamos a experiência como positiva, sendo mais uma ferramenta para aproximar discentes, docentes e demais interessados.  

Parabenizamos a discente pela aprovação, e agradecemos a confiança e empenho de todos que auxiliaram para que a primeira Defesa de Dissertação totalmente via webconferência pudesse ocorrer.

Equipe PPGA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página