Página inicial > Notícias > Aluno do PPGA tem trabalho premiado em Simpósio Internacional

Aluno do PPGA tem trabalho premiado em Simpósio Internacional

Publicado: Quinta, 26 de Abril de 2018, 10h53 | Última atualização em Quinta, 26 de Abril de 2018, 11h12

O trabalho titulado "Desempenho morfoagronômico de genótipos de milho cultivados sob déficit hídrico", referente à parte da dissertação de mestrado defendida pelo discente Rafael Nunes de Almeida ao Programa de Pós-Graduação em Agroecologia do Ifes Campus de Alegre, sob orientação da professora Drª. Monique Moreira Moulin, foi premiado como o melhor trabalho da área de Melhoramento de Plantas no II Simpósio Internacional de Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas (II SIAGMP), realizado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos dos Goytacazes - RJ, durante os dias 21 e 22 de março de 2018. O trabalho foi selecionado dentre outros 50 trabalhos publicados pelo evento. A proposta do trabalho foi identificar variedades de milho que pudessem ser utilizadas para dar início ao desenvolvimento de um programa de melhoramento de milho que possa gerar variedades adaptadas à estresses hídricos no estado do Espírito Santo, haja visto as adversidades climáticas que o estado tem enfrentado nos últimos anos. A premiação se deu pela atualidade do objetivo do trabalho e a relação deste com os temas abordados durante o evento, uma vez que tanto o trabalho quanto o evento tiveram, dentre suas temáticas centrais, o melhoramento genético voltado à estresses abióticos.

O II SIAGMP contou com a participação de pesquisadores do Brasil e de diferentes partes do mundo, dentre os quais, membros de instituições de pesquisa dos Estados Unidos, México e Espanha. O evento foi organizado pelo Grupo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas "Ganho Genético", o qual é composto por alunos do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Uenf. Além dos diversos temas abordados, foram apresentados diversos stands e dentre eles, os organizadores reservaram espaço para exposição e comercialização de produtos agroecológicos, com presença marcante de agricultores familiares da região Norte Fluminense. A ideia dos organizadores de promover este espaço se deu pela percepção da conexão existente entre os temas abordados no simpósio e as preocupações da agroecologia enquanto ciência, destacando-se como palavras-chave: conservação de recursos genéticos, modificações climáticas e sustentabilidade.