Boletim Técnico nº 6

Data: abr/2021

Título:
Manejo da lagarta-do-cartucho do milho (Spodoptera frugiperda): panorama geral das atualizações no controle alternativo
Autor(es) e Colaborador(es):
Instituto Federal do Espirito Santo - Campus de Alegre
Crespo, Aline Marchiori
Gonçalves, Dalila da Costa
Souza, Maurício Novaes
Zanúncio Junior, José Salazar
Resumo:
Spodoptera frugiperda ou “lagarta-do-cartucho do milho” é considerada a principal praga do cultivo do milho nas Américas, causando perdas significativas na cultura. Seu controle é realizado principalmente com o plantio de lavouras geneticamente modificadas que expressam toxinas da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), ou através da utilização de inseticidas químicos. No entanto, falhas no manejo destas técnicas comprometem a eficácia de controle, o que já têm sido relatado com frequência em muitas regiões. Ademais, estes métodos também tem provocado problemas relativos aos custos de produção, os quais vêm se tornando cada vez mais elevados, além dos riscos residuais e biocumulativos em diferentes níveis tróficos, impactando a nossa biodiversidade e a saúde humana. A fim de gerenciar e mitigar o desenvolvimento dessas resistências, são necessárias medidas alternativas que alcancem resultados satisfatórios. Para isso, pesquisas acerca de métodos de controle alternativos são vistas como primordiais. Neste contexto, o objetivo desta publicação é apresentar métodos de controle alternativos atualmente disponíveis para S. frugiperda; elencar pesquisas recentes acerca de métodos de controle alternativos promissores e; sugerir técnicas de manejo agroecológicas que devem ser utilizadas quando se busca um agroecossistema mais equilibrado.