Boletim Técnico nº 3

Data: nov/2020

Título:
Estratégias de manejo do solo em áreas de transição agroecolológica
Autor(es) e Colaborador(es):
Instituto Federal do Espirito Santo - Campus de Alegre
Souza, Camila de Oliveira
Binote, Dione Henrique Breda
Moreira, Thiago Blunck Rezende
Rangel, Otacílio José Passsos
Resumo:
A transição agroecológica é um processo gradual e multilinear, no qual ocorre a conversão de um sistema de produção convencional para um sistema que utiliza práticas conservacionista de manejo do solo. Entre as principais estratégias adotadas em sistemas agroecológicos, destacam-se a adubação verde, o sistema plantio direto e o terraceamento. Essas práticas melhoram os atributos físicos, químicos e biológicos do solo e, por consequência, elevam sua fertilidade. Contudo, o manejo do solo em áreas de transição é um processo complexo, pois varia de acordo com o perfil do produtor, comportamento das espécies e dos recursos disponíveis na propriedade, sendo os benefícios observados a médio e longo prazo. Neste sentido, por meio de revisão de literatura, o presente trabalho teve o objetivo de descrever as principais práticas de manejo do solo adotadas em áreas de transição agroecológica.