Boletim Técnico nº 1

Data: nov/2019

Título:
Água residuária de suinocultura e sistema de plantio no desenvolvimento do milho para produção de silagem
Autor(es) e Colaborador(es):
Instituto Federal do Espirito Santo - Campus de Alegre
Rangel, Otacílio José Passsos
Guidinelle, Rebyson Bissaco
Passos, Renato Ribeiro
Baptestini, Júlio Cezar Machado
Resumo:
Em paralelo à crescente demanda mundial por alimentos, encontra-se a elevada geração de resíduos em diferentes atividades agropecuárias. Dentre as atividades geradoras de resíduos destaca-se a suinocultura, cujos dejetos se caracterizam pelas altas concentrações de matéria orgânica, macro e micronutriente. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes lâminas de irrigação com água residuária de suinicultura (ARS) e sistemas de manejo do solo na produção de milho para silagem. Foram conduzidos dois experimentos sucessivos a campo no sul do estado do Espírito Santo, num arranjo constituído de dois sistemas de manejo do solo (Sistema Plantio Convencional e Sistema Plantio Direto) e cinco lâminas de irrigação com ARS (50%, 75%, 100%, 125% e 150% da evapotranspiração da cultura-ETc). A colheita ocorreu quando as espigas de milho apresentaram características adequadas para silagem. As características avaliadas foram: altura de plantas, massa seca de planta e produtividade de massa por hectare (t/ha). A produtividade de massa seca por hectare do milho respondeu linearmente, nos dois sistemas de plantios, ao incremento nas doses de ARS, evidenciando que as respostas às lâminas de irrigação com ARS demandam menor tempo, comparativamente aos sistemas de manejo do solo.