Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Perguntas Frequentes > Processos Seletivos
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

FAQs - Processos Seletivos

A pós-graduação no Brasil é dividida em dois níveis: o lato sensu (englobando os cursos de especialização e aperfeiçoamento) e o stricto sensu (englobando os cursos de mestrado e doutorado). Os cursos lato sensu visam o aprimoramento da formação profissional. Os cursos de mestrado e doutorado visam a formação profissional mais avançada. O doutorado, especificamente, visa formar pesquisadores e professores para atuar nos níveis mais altos do ensino.

Os cursos de especialização podem ser pagos ou gratuitos. O curso de mestrado do Ifes é gratuito pois é financiado diretamente pelo governo federal. Uma parte dos Programas de Pós-Graduação cobra apenas uma taxa de inscrição no processo seletivo de ingresso.

O aluno deve ter disponibilidade de tempo para frequentar as disciplinas, desenvolver atividades em laboratórios, participar de seminários, reuniões de supervisão e elaborar sua dissertação ou tese. Aos bolsistas exige-se o tempo integral, conforme resoluções dos fomentos que concedem as bolsas.

As aulas serão ministradas às quintas-feiras e sextas-feiras da semana com 8h-aula-dia.
A disciplina Seminário, obrigatória, será ofertada as sextas-feiras das 8:00 às 09:30 h.

A admissão dos candidatos ao PPGA se dará por meio de Processo Seletivo, expresso em edital específico.

Fim do conteúdo da página