Página inicial > Notícias > I Encontro Anual de Agroecologia

I Encontro Anual de Agroecologia

Publicado: Quinta, 30 de Maio de 2019, 10h41 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 12h59

O curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Agroecologia do Instituto de Federal do Espirito Santo (Ifes) – Campus de Alegre, realizou a 1ª edição do "Encontro Anual de Agroecologia" (I ENAA) no dia 25 de abril de 2019, em Rive – Alegre (ES), e teve um público aproximado de aproximadamente duzentas pessoas, formado por estudantes, professores, pesquisadores, produtores rurais e demais interessados no ramo.

O tema central abordado foi "Agroecologia e Qualidade de Vida", e teve como objetivo fomentar o conhecimento agroecológico, favorecento produtores, consumidores, estudantes e pesquisadores, momentos de compartilhamento de conhecimentos, de saberes e de culturas.

Os participantes tiveram a oportunidade de participar de palestras de profissionais renomados que abordaram tema nos diversos contextos da Agroecologia. Entre eles estão os professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) de Alegre Haloysio Mechelli de Siqueira, Eduardo de Sá Mendonça e Ana Cláudia Hebling Meira.

A programação contou também com atividades culturais de Capoeira, apresentações oral e de pôster de resumos, exposição fotográfica "Cenários do Caparaó" de Geraldo Dutra, aluno no Mestrado e também uma exposição de algumas obras de Delclécio Ramos, natural de Jerônimo Monteiro. As obras estão sob a guarda de Maria Elisa Vasques.

Houve uma Mostra PANC [Plantas Alimentícias Não Convencionais] feita pelo Laboratório de Botânica (Labot) do Ifes/Alegre onde foi possível degustar algumas receitas produzidas e distribuição de algumas mudas de plantas. Foi proposto a experiência de um almoço PANC, onde objetivou-se ampliar o conhecimento das pessoas sobre o que é comestível dentro das opções orgânica e natural. A experiência, além de saborosa proporcionou uma conscientização sobre alimentos que são essenciais ao ser humano. O cardápio foi preparado pela Dona Inêz, que para levar novas texturas à mesa, serviu um almoço completo.

Tivemos, ainda, a participação de produtores rurais da região, que expuseram e comercializaram seus produtos em uma feira agroecológica, que aconteceu concomitante ao evento.

Ao final, houve uma distribuição simbólica de milho crioulo com a intenção de disseminar guardiões das sementes na região. Também sortearam livros e ingressos para um show na região.

Com uma avaliação positiva, a comissão organizadora considerou que o objetivo foi alcançado, se colocando na expectativa de uma segunda edição do evento.

"Esse evento é muito importante principalmente para a região do Caparaó, com tantos problemas ambientais, como é o caso do uso abusivo de agrotóxicos. Precisamos que mais agricultores participem dessas discussões. Acredito que a Agroecologia pode salvar o Planeta" (Anael Figueredo, Adricultor - Muniz Freire - ES).

Em tempo, agradecemos a todos os que participaram direta ou indiretamente, prestigiando com sua presença e/ou apoiando e acreditando que a Agroecologia é qualidade de Vida!

Agradecimentos:

Associação de Plantadores de Água – Plant'água