Ir direto para menu de acessibilidade.
PT EN FR DE ES

Vivências em Agroecologia

Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2017, 10h08 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 10h08

Disciplina: Vivências em Agroecologia

Nível: Mestrado Profissional

Obrigatória: NÃO

Créditos: 2

Carga Horária: 30

Ementa:

Vivenciar com os alunos a realidade da agricultura com princípios agroecológicos, envolvendo toda a cadeia produtiva: sistemas de produção, avaliação da conformidade e comercialização. A disciplina baseia-se em excursões programadas aos núcleos referenciais (Sistema Integrado de Produção Agroecológica – Fazendinha KM 47 da Embrapa-UFRRJ-Pesagro RJ em Seropédica; na Fazenda Experimental do INCAPER em Venda Nova do Imigrante; e no Setor de Agroecologia do Ifes Campus de Alegre) a associações de produtores orgânicos/agroecológicos no Estado. É discutida a problemática de cada comunidade rural visitada.

Bibliografia:

ALMEIDA, S. G. de; PETERSEN, P.; CORDEIRO, A. Crise Socioambiental e Conversão Ecológica da Agricultura Brasileira. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2001. 122p.

ALTIERI, M. A. Agroecologia – As bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA-FASE, 1989. 237p.

AQUINO, A. M.; ASSIS, R. L. de. Agroecologia Princípios e técnicas para uma Agricultura Orgânica sustentável. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 517p.

ASSIS, R. L. de. Diagnóstico da Agricultura Orgânica no Estado do Rio de Janeiro e Propostas para a sua Difusão. Itaguaí:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 1993. 154p. Tese de Mestrado.

BRASIL. Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Instrução normativa n° 007, de 17 de maio de 1999. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 de maio de 1999. Seção 1, p. 11-14.

EHLERS, E. Agricultura Sustentável: Origens e perspectivas de um novo paradigma. São Paulo: Livros da Terra, 1996. 178p.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia – Processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000. 653p.

INTERNATIONAL FEDERATION OF ORGANIC AGRICULTURE MOVIMENTS (IFOAM). Basic Standards for Organic Production and Processing.Tholey-Theley: IFOAM, 2000, 68 p.

JESUS, E. L. de. Da Agricultura Alternativa à Agroecologia: Para além das disputas conceituais. Agricultura Sustentável, Jaguariúna, v.1-2, p.13-27,1996.

NASCIMENTO NETO, F. do. Recomendações Básicas para a Aplicação das Boas Práticas Agropecuárias e de Fabricação na Agricultura Familiar. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2006, 243 p.

NEVES, M. C. P.; ALMEIDA, D. L. De; DE-POLLI, H.; GUERRA, J. G. M.; RIBEIRO, R. de L. D. Agricultura Orgânica: uma estratégia para o desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis. Seropédica: EDUR, 2004, 98 p.

ORMOND, J. G. P.; PAULA, S. R. L. de; FAVERET FILHO, P.; ROCHA, L. T. M. da. Agricultura Orgânica: quando o passado é futuro. Rio de Janeiro: BNDES, 2002, 35 p.

RUNDGREEN, G. BuildingTrust in Organics: a guide to set up certification programmes. Tholey-Theley: IFOAM, 1998, 150 p.

SOUZA, J. L. de. Agricultura Orgânica: tecnologias para a produção de alimentos sustentáveis. Vitória: EMCAPA, 1998, 176 p

registrado em: