Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Produção e Campos Experimentais
Início do conteúdo da página

Setores de Produção e Campos Experimentais

SETORES DE PRODUÇÃO DESTINADOS A ENSINO E PESQUISA:
- Setor de Ovinos e Caprinos
- Setor de Bovinos de Leite
- Setor de Agroindústria
- Setor de Fábrica de Ração
- Setor de Laticínio
- Setor de Mecanização Agrícola
- Setor de Beneficiamento de Café

 

CAMPOS EXPERIMENTAIS:
Campo experimental de agroecologia: Possui uma área de aproximadamente 6 ha, com espaço de produção e de preservação ambiental. Desenvolve atividades relacionadas à compostagem e vermicompostagem, cultivos diversos com princípios agroecológicos, recuperação de áreas degradadas; manejo integrado de competidores (plantas, pragas e doenças) dentre outros; sendo fundamentais para manter a diversidade de organismos em equilíbrio com o ambiente; e para pesquisa científica caracterizando – se como um excelente e eficaz laboratório de ensino e de pesquisas em harmonia com a natureza. Dispões na sua estrutura de sala de aula para 40 estudantes; salas de reuniões; sala para professores; banheiros; depósitos; galpão; casa de vegetação.

Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do IFES: Possui uma área de 70 ha em floresta atlântica secundária; com pequeno fragmento de floresta primária. Na área, são desenvolvidas ações de educação ambiental como capacitações; palestras, visitas monitoradas, trilhas interpretativas, além de projetos de recomposição e recuperação de mata atlântica (fauna e flora), projetos de pesquisa e extensão. Este programa possui aporte financeiro proveniente da parceria com o IEMA, mediante apresentação de plano de trabalho anual.

Floresta Piloto: A floresta piloto está instalada no IFES Campus de Alegre com área de 50,79 ha; sendo distribuídos da seguinte forma: 67% foram ocupados com plantios de árvores para fins econômicos e 33% foram ocupados com florestas de Proteção Ambiental (Reserva legal e APP). Também possui um Sistema Agroflorestal (SAF's), com seringueira e cacau.

Casas de Vegetação: O programa possui duas casas de vegetação com cobertura tipo “arco”, estas possuem suas laterais fechadas com tela e contém uma porta tipo deslizante. Internamente, as estruturas possuem tela de sombreamento e há três mesas metálicas para apoio de vasos. Nas casas de vegetação são realizados experimentos diversos, desde que se enquadrem nas práticas agroecológicas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página