Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2017, 12h55 | Última atualização em Quarta, 26 de Maio de 2021, 10h33

A criação do curso de Mestrado Profissional em Agroecologia do Instituto Federal do Espirito Santo – campus de Alegre surgiu a partir da demanda natural do estado e da região na qual se insere o Programa. A necessidade da criação de um programa de pós-graduação stricto senso, na modalidade profissional, foi diagnosticada pela demanda de profissionais com qualificação para atender o setor produtivo da agricultura familiar do estado. Outro fato que incentivou a criação do curso foi a ótima aceitação do curso de especialização em Agroecologia ofertado pelo campus desde 2010 com uma procura muito alta por qualificação na área de agroecologia por profissionais das mais diversas Instituições do estado e do país. Observou-se que a demanda de profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a propagação das técnicas de cultivo agroecologia exigia uma formação mais qualificada, para que os mesmos pudessem, dentro das instituição/empresas que trabalham, melhorar a qualidade do serviço prestado ao setor produtivo do pequeno agricultor familiar demandante de novas tecnologias para o cultivo e produção agroecologia. O Programa de pós-graduação em Agroecologia é o único programa nesta área de concentração, agroecologia, e o único mestrado na modalidade profissional no setor da agricultura no estado do Espírito Santo.

No início de 2015, foi aprovado a criação do Programa pela Capes. Assim, com os esforços e comprometimento da equipe de docentes e servidores do programa e da instituição, se iniciaram os trabalhos para a oferta do que veio a ser o primeiro programa de mestrado em agroecologia do estado do Espírito Santo e o primeiro programa de mestrado do IFES a ser ofertado fora da região metropolitana da grande Vitória.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agroecologia foi criado por meio da Resolução do Conselho Superior nº 18/2015, de 16 de julho de 2015 e o início de suas atividades foi em março de 2016.

A implementação do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia foi de fundamental importância para o desenvolvimento do Espírito Santo, auxiliando na implantação de ações de pesquisa que visem a adoção de tecnologias agrícolas e sustentáveis. Dessa maneira o programa está contribuindo para consolidação do desenvolvimento social e econômico, minimizando os impactos ambientais, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável.

registrado em:
Fim do conteúdo da página